O Programa é o primeiro desenvolvido com base na nova regulamentação da ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) possui um Programa conhecido como P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que tem como objetivo promover e viabilizar o ciclo completo da cadeia de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Buscando acompanhar a evolução tecnológica, foi identificada a necessidade do aperfeiçoamento da regulamentação. A necessidade se tornou nítida diante dos dados divulgados pela ANEEL: apenas 10,9% dos projetos desenvolvidos entre 2008 e 2020 alcançaram as últimas fases da cadeia de inovação e tiveram aplicação efetiva na indústria. Diante disso, a Agência aplicará, em janeiro de 2023, uma atualização regulatória que possui como diretrizes: inovação como política pública, desenvolvimento nacional, evolução do setor elétrico brasileiro, liderança tecnológica, novas competências técnicas e inserção de soluções no mercado. Estará alinhado ao Plano Estratégico Quadrienal de Inovação (PEQuI), que será elaborado para o estabelecimento de metas para o setor. A partir da criação do plano, empresas devem definir seus objetivos estratégicos e construir o portfólio de projetos.
Com a nova implementação, o foco se concentra, principalmente, em inovação. A ideia é criar um guia determinativo, para que as empresas possam investir em pesquisas e soluções inovadoras que realmente deem resultados a longo prazo, buscando assim, aumentar a eficácia, a eficiência e a efetividade do programa. “A nova estrutura de planejamento, elaboração e execução do Programa de Desenvolvimento e Inovação da ANEEL para o setor elétrico foi denominada “Estratégia, Portfólios, Programas e Projetos” (E3P). A partir desse modelo, a ANEEL acompanha o desempenho do Programa através dos indicadores de Impacto e do resultado do monitoramento e das metas específicas dos portfólios das empresas, tanto para verificar o andamento das pesquisas e dos programas quanto para avaliar os resultados e fazer reconhecimento dos valores investidos.”
Diante disso, o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil oferece com exclusividade o Programa de Inovação para Líderes do Setor Elétrico, desenvolvido com base na nova regulamentação da ANEEL, com o objetivo de atender às novas exigências. O Programa visa impulsionar o setor por meio da criação de projetos que possam gerar novos produtos e serviços, levando inovação para o mercado e resultando em novas Receitas de Negócios para as empresas.
“Nós criamos um programa de formação para líderes com uma proposta que, no país, ainda não existia para o setor elétrico”, observa Márcia Castoldi, Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química e engenharia de produção do SENAI CETIQT. O Programa é destinado aos profissionais de empresas do setor elétrico que executam atividades de tomada de decisão e que atuam em segmentos como geração, transmissão, distribuição e fabricação de equipamentos e consultorias, e caminha na direção contrária daquilo que pode ser considerado comum. Isso se dá porque diferentemente dos demais, tem como foco retirar os participantes do modelo tradicional de sala de aula, os encorajando a se tornarem agentes que atuam de forma ativa.
Roberto de Medeiros Junior, Gerente de Inovação do SENAI Departamento Nacional finaliza: “Quando a gente começou a pensar numa pós-graduação, a primeira questão que veio à tona foi: não basta ser apenas uma pós-graduação aplicada, temos que fazer um curso que os alunos efetivamente não sejam passivos, mas que sejam os autores do que vai ser construído no futuro.”
Além disso, o Programa contará com palestras de inovação com grandes nomes do setor, imersões presenciais nos Institutos SENAI de Inovação, desenvolvimento de rede de relacionamento, metodologia ativa de aprendizagem, aulas teóricas e práticas ministradas por professores qualificados nas instalações do SENAI, material didático eletrônico concernente ao curso, tutoria permanente ao longo do curso, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e banca final de avaliação dos projetos, com a presença de profissionais do setor elétrico e/ou de gestão.
O SENAI CETIQT
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.
Matéria produzida por: Carolina Lopes – SENAI CETIQT